Nossas “Senhoras” – parte 1: Os Teleteatros (1950-1960)

Oi pessoal, aqui quem fala é a Jacque, uma das produtoras de Dona Moça. Estamos criando esse espaço para compartilhar curiosidades, notas de produção e tudo mais que for relacionado à DM. Podem considerar o blog da Adorbs o nosso diário de bordo!

Hoje resolvemos inaugurar o blog contando um pouco da história das adaptações de Senhora para TV e para o cinema, afinal não somos os primeiros nem seremos os últimos a contar esse clássico maravilhoso de José de Alencar. Quanto mais interpretações para a história de Aurélia e Fernando melhor!

A TV brasileira sempre teve uma relação muito estreita com a literatura, mas esse laço era ainda mais forte entre os anos 50 e 60, quando o principal objetivo da maioria das emissoras existentes era, assim como nos primórdios do rádio,  educar o público. Numa época carente de recursos de produção, era muito comum serem exibidos diversos teleteatros com encenações de clássicos nacionais e mundiais feitas por grandes atores do teatro brasileiro.  Claro que José de Alencar não ficaria de fora dessa safra. Entre inúmeras adaptações de obras do autor, Senhora foi encenada não apenas uma, mas TRÊS  vezes, todas pela TV Tupi.

A primeira encenação de que se tem registro foi exibida em 08 de dezembro de 1952 e o elenco era encabeçado por ninguém menos que a grande Bibi Ferreira no papel de Aurélia. Os personagens coadjuvantes também eram interpretados por atores da sua Companhia de Comédias, gente do calibre de Yara Cortes e Delorges Carminha Fontes.

Yara Cortes, Bibi Ferreira e Leonardo Villar em "A Herdeira", peça encenada na mesma época que a primeira transmissão de "Senhora".

Yara Cortes, Bibi Ferreira e Leonardo Villar em “A Herdeira”, peça encenada na mesma época que a primeira transmissão de “Senhora

A segunda montagem para a Tupi foi transmitida em 20 de janeiro de 1958. Dividida em três atos, a peça foi dirigida e adaptada por Flávio Rangel. Aurélia e Fernando foram interpretados por Nydia Lícia e Carlos Zara, que lideravam um elenco de seis atores vindos do tradicionalíssimo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Uma cópia da peça pode ser encontrada no acervo do Museu Lasar Segall, em São Paulo.

Nydia Licia e Carlos Zara, intérpretes de Aurélia e Fernando no teleteatro de 1958.

Nydia Licia e Carlos Zara, intérpretes de Aurélia e Fernando no teleteatro de 1958.

Por fim, o último teleteatro de Senhora foi exibido pela emissora em 23 de junho de 1960, com adaptação do lendário Cassiano Gabus Mendes. O elenco era estelar: Tônia Carrero, Marisa Sanches, Lima Duarte e Rolando Boldrin são apenas alguns dos atores dessa versão. Essa encenação, entretanto, conta com um fato exótico: por algum mistério que cinquenta anos de história de TV não conseguem explicar (e que a autora que vos escreve não conseguiu desvendar), os personagens tiveram seus nomes adaptados, como Senhora Bioichi-Gina, Senhora Torrini, Amadeo, Rocchi…podemos apenas supor que a adaptação de Gabus Mendes se passava em algum vilarejo italiano.

Tônia Carrero interpretou Aurélia no último teleteatro de "Senhora" da TV Tupi. Na foto, uma cena do filme "Tico-Tico no Fubá", de 1953.

Tônia Carrero interpretou Aurélia no último teleteatro de “Senhora” da TV Tupi. Na foto, uma cena do filme “Tico-Tico no Fubá”, de 1953.

Na próxima semana, falaremos sobre as versões novelescas produzidas pela TV Paulista (1953) e pela TV Tupi em 1962 e 1972 (os diretores da Tupi deveriam ter uma fixação pelo Alencar, não?)

Um abraço adorbs e até a próxima!

Jacque

Fonte: ArquiAmigos – Associação Amigos do Arquivo Histórico de São Paulo

5 comentários sobre “Nossas “Senhoras” – parte 1: Os Teleteatros (1950-1960)

Deixe um comentário